Fazer

Vamos supor que eu tenho uma centena de saltos (nunca vai acontecer). E vamos assumir que eu sei dar um chute numa bola de futebol (sei, mas tenho pouco jeito). Neste cenário hipotético, sabendo eu fazer as duas coisas, é muito pouco provável que eu consiga chutar uma bola num salta de paraquedas. E esta é situação em que me encontro.

Tanto o conhecimento explícito como o conhecimento implícito podem ser aprofundados. Posso ver uma centena de vídeos no YouTube sobre paraquedismo e aumentar o meu conhecimento explicito sobre o tema. Em alternativa, posso saltar uma centena de vezes de um avião com um paraquedas às costas e aumentar o meu conhecimento implícito.

Conhecimento: explícito e implícito

Sabemos muitas coisas diferentes. Mas o nosso conhecimento sobre todas essas coisas não é tão profundo de igual maneira. Há algum tempo que divido o meu conhecimento entre conhecimento explícito e conhecimento implícito. Esta divisão ajuda-me a decidir em que temas quero investir mais tempo a aprofundar o meu conhecimento.

Conhecimento explícito é conhecimento teórico. Na teoria, eu sei como se faz paraquedismo. Entro num avião com pessoas que sabem o que estão a fazer, ponho um paraquedas às costas, quando o avião chega à altitude certa saltamos do avião e algures pelo caminho (correndo tudo pelo melhor) abra o para-quedas. Sobre como se aterra já não sei tanto.

Conhecimento implícito é conhecimento vindo de aplicar o meu conhecimento explícito. Pego no conhecimento que tenho sobre paraquedismo (e mais informação que recebo durante o curso de paraquedismo) e finalmente tenho a experiência de saltar de um avião.

 

O paraquedismo, implícito e explícito

Tanto o conhecimento explícito como o conhecimento implícito podem ser aprofundados. Posso ver uma centena de vídeos no YouTube sobre paraquedismo e aumentar o meu conhecimento explicito sobre o tema. Em alternativa, posso saltar uma centena de vezes de um avião com um paraquedas às costas e aumentar o meu conhecimento implícito. E ambas as opções de vida sobre este tema são válidas. Mas vão-se cruzar com muita gente cheia de conhecimento explicito sobre paraquedismo que nunca saltaram de um avião e fazem parecer que têm uma centena de saltos.

Vamos supor que eu tenho uma centena de saltos (nunca vai acontecer). E vamos assumir que eu sei dar um chute numa bola de futebol (sei, mas tenho pouco jeito). Neste cenário hipotético, sabendo eu fazer as duas coisas, é muito pouco provável que eu consiga chutar uma bola num salta de paraquedas. E esta é situação em que me encontro.

 

Fazer 1

O que é o SHKR?

Há poucas semanas, decidi materializar uma ideia que já tinha tido há dois anos. A explicação rápida é que ia despejar tudo o que aprendi sobre comunicação em plataformas digitais e criação de conteúdos num canal de YouTube. E assim nasceu o SHKR.

Eu já sabia escrever, filmar, editar, planear para redes sociais e muitas outras coisas que são necessárias para montar um projeto alavancado em YouTube, Instagram. Mas nunca tive de o fazer sozinho e tudo ao mesmo tempo. O resultado? Sinto que estou a aprender mais do que a minha audiência quando o objetivo do SHKR era eu partilhar o que já sabia.

O que vai ser o SHKR?

Não sei qual é o futuro do SHKR. Já tive várias desconfianças, mas em menos de uma semana após o seu lançamento já aprendi que não sou eu quem vai determinar o seu futuro. A audiência que se interessar pelo tema que eu abordo é que o vai ditar. O que é garantido é que me vou divertir (e aprender) muito a fazer. E recomendo passarem pela experiência.

 

Quem é o João?

O João adora aprender e fazer. E nem sempre por essa ordem. Depois de 25 anos em comunicação e 15 a dar aulas decidiu disponibilizar tudo o que aprendeu sobre plataformas digitais e criação de conteúdos num canal YouTube, numa página Facebook e num perfil Instagram. Nunca fez paraquedismo, mas já foi convidado numa das edições do #twitterchatpt.