Beleza e Gestão, uma combinação improvável

O sucesso de qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, depende de uma gestão eficiente dos seus recursos (materiais, humanos, financeiros, tecnológicos e de informação). Só assim será possível alcançar os objectivos e “olear” a máquina para que ela trabalhe a todo o “vapor”. Quais são as razões para que comece, a partir de hoje, a investir na gestão do seu negócio?

Quando tentamos centralizar tudo em nós próprios, tendemos a ser menos eficientes.
Faça uma lista de todas as tarefas e perceba o que imperativamente tem de ser feito por si. Tudo o resto pode ser delegado a outras pessoas. Mesmo que inicialmente perca algum tempo a preparar alguém para desempenhar as essas funções, a longo prazo ganhará esse tempo.

hey, é possível ouvir este artigo 👂🏽

 

 

Está provado que as mentes criativas são, na maioria, mentes menos vocacionadas para actividades metódicas e de organização.

Os profissionais das áreas da beleza são considerados profissionais criativos e são frequentemente os gestores dos seus próprios espaços de trabalho, logo encontra-se aqui muitas vezes uma incompatibilidade que pode sentenciar o negócio ao fracasso.

Infelizmente, ainda existe alguma relutância por parte dos proprietários dos negócios da beleza em investir na gestão. Garanto que o que se pode perder (tempo e/ou dinheiro) perde relevância, quando comparado com o que se pode ganhar.

Beleza e Gestão, uma combinação improvável 1

5 razões para investir na gestão do seu negócio

O sucesso de qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, depende de uma gestão eficiente dos seus recursos (materiais, humanos, financeiros, tecnológicos e de informação).

Só assim será possível alcançar os objectivos e “olear” a máquina para que ela trabalhe a todo o “vapor”.

Quais são as razões para que comece, a partir de hoje, a investir na gestão do seu negócio?

  • A oportunidade de conhecer o seu negócio

É essencial conhecer o seu negócio de “fio a pavio”. Só esse conhecimento permitirá obter as ferramentas necessárias para delinear uma estratégia com fim a atingir os objectivos.

Só conhecendo um negócio na integra é possível detectar os pontos fortes e fracos do mesmo.

  • O tempo para parar e planear

O planeamento permite definir objectivos a médio e longo prazo e as medidas necessárias para os atingir. É necessário definir “onde estamos” e “onde queremos chegar”, o” caminho” a percorrer e os “sapatos” que vamos calçar.

  • A possibilidade de antecipar

Havendo um bom planeamento, fica mais fácil prever ameaças e antecipar algumas soluções para as mesmas. Isso proporcionará uma sensação de segurança e optimismo.

  • A sensação de confiança

Tendo o conhecimento real do negócio, um plano que visa atingir os objectivos e algumas medidas suplentes caso surja algum imprevisto, obtemos uma sensação de confiança. Essa confiança é verificada numa maior facilidade em analisar situações e em tomar decisões.

  • Um fim à vista: ganhar

Quando são tomadas estas medidas, garantimos que os recursos estão a ser aplicados eficientemente evitando custos desnecessários, improdutividade e perdas de tempo.

E mais produtividade em menor tempo equivale sempre a mais dinheiro.

 

Beleza e Gestão, uma combinação improvável 2 

Gestão de tempo: 3 sugestões para o dia-a-dia

Abri o meu espaço de beleza e estética em 2014, após sete anos de colaboração numa empresa de consultoria e de gestão. Seja como trabalhadora por conta de outrem ou como empresária, atribuo muito valor aos mecanismos de gestão do tempo.

Acrescento ainda: como mãe de duas filhas, dou muito valor ao tempo e tento rentabilizá-lo o melhor possível. A gestão do tempo é uma tarefa diária, assim como o equilíbrio entre o lado profissional, pessoal e familiar.

Assim, partilho três sugestões simples que pode começar a implementar desde já.

Vejamos:

  • Planeie todas as suas acções

Faça listas, planificações, calendarizações… use e abuse destas ferramentas.

É importante que estas listas estejam organizadas por prazos (tarefas diárias, semanais, mensais) e por prioridades (urgente e não urgente).

Comprometa-se a realizar pelo menos o que é definido como urgente e a respeitar todos os prazos que as tarefas exigem.

À medida que realiza as tarefas, assinale com um “feito”. Essa visualização gera, na maioria das vezes, entusiasmo e motivação.

  • Concentre-se

Não tente fazer tudo em simultâneo. Foque todas as suas atenções numa única tarefa até que esteja concluída.

Tente eliminar todos os elementos distractivos para que cada tarefa seja executada no menor tempo possível.

  • Delegue

Quando tentamos centralizar tudo em nós próprios, tendemos a ser menos eficientes.

Faça uma lista de todas as tarefas e perceba o que imperativamente tem de ser feito por si. Tudo o resto pode ser delegado a outras pessoas. Mesmo que inicialmente perca algum tempo a preparar alguém para desempenhar as essas funções, a longo prazo ganhará esse tempo.

Estas sugestões são generalistas e oportunas para qualquer tipo de actividade, assim como para a gestão da vida pessoal.

 

“Gestão é tarefas. Gestão é disciplina. Mas gestão também é pessoas. Todos os feitos da gestão são os feitos de um gestor. Todos os fracassos são os fracassos de um gestor. São as pessoas que gerem, não forças ou factos. A visão, dedicação e integridade dos gestores determinam se há boa ou má gestão.” (Peter Drucker)

 

No trabalho que desenvolvo na tab – management solutions encontro frequentemente profissionais da área da beleza com dificuldades no plano da gestão do seu negócio. Como ultrapassar essas dificuldades?

Por vezes bastam alguns ajustes e uma ou outra ferramenta que vai permitir criar ou acompanhar o plano de gestão de negócio.

Noutras situações temos de rever procedimentos e processos, de raiz. No fundo, é como o trabalho que desenvolvo como cabeleireira: para que a cliente que está no meu salão usufrua do resultado final, tenho de pensar e cuidar dos vários passos a dar nesse processo. É precisamente aqui que a gestão pode ajudar: no processo.

 

 

Quem é a Tânia?

A Tânia Alves Bimbarra é licenciada em gestão e conta com cerca de 20 anos de ligação ao mundo da beleza. Trabalhou durante 7 anos numa empresa na área da consultoria e gestão, até que em 2014 funda a Beauty Elements. Em 2019 decidiu criar um projecto com o intuito de ajudar pequenos empresários da área da beleza na gestão dos seus espaços, a tab-management solutions.

Fun fact: eu andei com a Tânia ao colo e hoje é ela que cuida da minha franja. A Tânia é a mãe da minha [afilhada] mai’nova.

 

👉🏽 se pretende receber as novidades aqui do blog directamente na sua caixa de correio, basta subscrever a newsletter. 

⚠️ keep calm & wash your hands