7 perguntas sobre blogging e comunidades

a comunidade que se cria à volta de um blog difere daquela que existe numa outra rede social pelo interesse mais profundo que tem sobre aquilo que se partilha no blog. importante é que os membros da comunidade reconheçam o seu foco, os seus valores e cuidem desse "espaço", zelando para que as regras sejam mantidas e não se perca o que as move, enquanto comunidade.

quais são os indicadores que nos dizem que há uma comunidade em torno do nosso blog?  a Sofia indicou dados quantitativos, como o número de seguidores, os comentários, as visitas e os seguidores das outras redes sociais. em termos qualitativos, a Sofia deu destaque para "a interacção que surge em comentários ou noutras redes, e outros que possam ser importantes dentro dos nossos objectivos". acrescem ainda as referências e / ou recomendações de outros blogs e as conversas que se geram.

a edição #18 do #twitterchatpt contou com Sofia Costa Lima, como convidada. o tema? blogging e comunidades. foi uma edição participada, na qual (ente outras coisas) trocámos vários links de blogs que nos inspiram e que nos fazem companhia diariamente. o Bruno Amaral conta-nos que recolheu cerca de 54 links.

na nova rubrica do #twitterchatpt, o SHOUT OUT!, o Bruno Amaral falou do seu projecto #cryptonovel:

 

 

perguntas sobre blogs e sobre blogging

como já vem sendo habitual, o #twitterchatpt começa com uma pergunta aberta à comunidade. perguntámos pelo blog que cada uma dos participantes acompanha com mais atenção – e porquê? um dos blogs mais comentados / elogiados foi o wait but why. recomendo que visitem e que subscrevam a newsletter: vale mesmo a pena!

a P1 desta edição pergunta pela definição de blogging. passemos a palavra à convidada Sofia:

 

 

a pergunta que se seguiu revelou a heterogeneidade de interesses dos participantes neste #twitterchatpt: gaming, literatura, organização e poupança, relações internacionais, cultura, marketing, e ainda:

 

 

importa conhecer os blogs que nos podem ajudar a “blogar” melhor. e a Sofia deixou algumas recomendações #deValor: smart blogger, bloggingpro, yoast e o blog do wordpress.

quais são os elementos fundamentais que devemos ter em conta ao redigir um blog post? – eis algumas das respostas que surgiram:

 

 

 

blogs e comunidades

quais são os indicadores que nos dizem que há uma comunidade em torno do nosso blog?  a Sofia referiu dados quantitativos, como o número de seguidores, os comentários, as visitas e os seguidores das outras redes sociais. em termos qualitativos, a nossa convidada deu destaque para “a interacção que surge em comentários ou noutras redes, e outros que possam ser importantes dentro dos nossos objectivos”. acrescem ainda as referências e / ou recomendações de outros blogs e as conversas que se geram:

 

 

a propósito de conversas geradas por artigos publicado em blogs, recomendo a leitura deste artigo publicado no Shifter sobre este outro artigo do blog do Pedro Rebelo.

Investir algum tempo na leitura dos comentários desta publicação permite-nos aprender algumas coisas. Aprendemos que as comunidades podem surgir quando menos esperamos, a partir de algo que simplesmente coloca as pessoas em contacto directo. Quando vemos a comunidade a aparecer, há que a estimar e cuidar dela, dando espaço para que as pessoas conversem e criem pontos de relação.

Também aprendemos que as comunidades têm níveis de interacção diferentes, ao longo do tempo: há o entusiasmo inicial e os momentos mais mortos.

 

a comunidade que se cria à volta de um blog difere daquela que existe numa outra rede social pelo interesse mais profundo que tem sobre aquilo que se partilha no blog. importante é que os membros da comunidade reconheçam o seu foco, os seus valores e cuidem desse “espaço”, zelando para que as regras sejam mantidas e não se perca aquilo que as move, enquanto comunidade.

num artigo que publicou no seu blog, intitulado It takes a village: a importância da comunidade, após o #twitterchatpt, a Sofia sublinha a questão de acrescentar valor e de fortalecer os laços com os seus seguidores:

(…) tenho esta necessidade de sentir que estou a fazer algo com conteúdo, com valor. Tenho de sentir que estou a ajudar a criar laços com as pessoas que me seguem. Nem sempre sinto, nem sempre acho que me compreendem totalmente, mas sinto realmente que estão aqui para me acompanhar.

Mesmo agora, em que tem sido difícil publicar regularmente, sinto que continuam por aí à espera das publicações… venham elas quando vierem. Elas estão a ser pensadas, preparadas, mas tem demorado mais. Tenho tentado pensar cada vez mais em conteúdo que solidifique esta relação com a comunidade. Andar a adaptar as publicações ao WordPress tem sido um bom exercício para meditar sobre de onde venho e para onde quero ir. Acima de tudo, o que quero que me acompanhe no percurso.

 

e conselhos para quem quer começar um blog?

a última pergunta do #twitterchatpt provocou algumas sugestões importantes: a escolha do tema do blog, bem como da plataforma. é importante experimentar, ler um pouco sobre o assunto e aproveitar para perguntar a quem já anda nestas lides do blogging, como a Sofia, o Bruno Amaral ou o Pedro Rebelo.

 

 

houve apelo à partilha dos blogs dos participantes, que podem ler nas respostas a este tweet.

 

#twitterchatpt: quando acontece o próximo?

voltamos à conversa #twitterchatpt no dia 22 de Agosto, às 11h. o convidado é o Jorge Oliveira, que nos vai falar dos princípios bíblicos da cultura digital. para acompanhar a conversa, basta seguir a # na rede do passarinho Larry.

no final de cada #twitterchatpt é partilhado um resumo, em forma de twitter moments e agora há lugar a resumo aqui no blog, tal como aconteceu com a edição #17 na qual conversámos com a Via Verde sobre apoio ao cliente.