live tweeting: o que é?

o que é o live tweeting? numa época em que todos falamos de “fazer um live”, de “live isto” e de “live aquilo”, surge o live tweeting que, como o nome indica, tem sede no twitter. o twitter é a rede ideal para acompanhar eventos: é a rede que nos pergunta “o que está a […]

o live tweeting done right permite criar conversa em torno da # oficial do evento, promovendo o que por lá se passa. sejam talks, painéis de debate, keynote, workshop ou até apresentações de produtos ou serviços, tudo isto poderá ser alvo de partilha. além da promoção do evento, garante que este fica documentado pelos vários utilizadores que produzem conteúdo em torno da #. 

o que é o live tweeting?

numa época em que todos falamos de “fazer um live”, de “live isto” e de “live aquilo”, surge o live tweeting que, como o nome indica, tem sede no twitter.

o twitter é a rede ideal para acompanhar eventos: é a rede que nos pergunta “o que está a acontecer?”. além disso, o twitter disponibiliza a opção de vermos os tweets mais recentes, em real time, permitindo-nos acompanhar uma conversa ou um evento através da hashtag.

para uma marca ou instituição que pretende divulgar o seu evento numa rede como o twitter, o live tweeting surge como algo a considerar. uma boa estratégia de comunicação poderá ajudar-nos a comunicar antes e depois do evento; se essa estratégia incluir o live tweeting, o durante fica assegurado.

 

live tweeting: o que é? 4

 

quais os benefícios de ter live tweeting no evento?

o live tweeting done right permite criar conversa em torno da # oficial do evento, promovendo o que por lá se passa. sejam talks, painéis de debate, keynote, workshop ou até apresentações de produtos ou serviços, tudo isto poderá ser alvo de partilha. além da promoção do evento, garante que este fica documentado pelos vários utilizadores que produzem conteúdo em torno da #.

além disso, a possibilidade de abrir a conversa para lá do espaço físico onde acontece o evento é enorme: outros utilizadores que não estão no evento podem participar na conversa, acrescentar pontos de vista e fazer perguntas. ainda que o evento aconteça com data e hora bem definidas, a verdade é que o live tweeting permite que o evento continue, mesmo depois de ter acabado, pelo facto da conversa em torno da # continuar.

em suma: promover o evento, ver o evento documentado pelos participantes e levar a conversa para lá dos dias do evento – eis três benefícios de ter o live tweeting no seu evento. quatro, se contarmos com o seguinte: networking. e cinco, se escalarmos os trending topics.

live tweeting: o que é? 5

o que esperar do live tweeting?

apostar no live tweeting significa abrir as portas do evento ao mundo. há também a possibilidade de se tornar num dos trending topics, o que traz mais visibilidade e aumenta as possibilidades de ter mais utilizadores a interagir com a nossa #.

o live tweeting poderá ser usado para criar ponte entre os oradores do evento e os participantes, quer estejam no espaço físico ou não. poderemos assim abrir um espaço para perguntas e respostas.

a Ana Neves partilha neste artigo, Social Now 2019 on Twitter: extending the conversation, os motivos pelos quais optou pelo live tweeting.

tal como o entendo, o live tweeting deverá contar o que se passou no evento, mas também uma forma de acrescentar valor. enquanto live tweeter, faço questão de colocar em acção o pensamento crítico e criativo, bem como o humor.

além das razões aqui enunciadas, o live tweeting cria as condições para que o networking aconteça, no evento, entre os participantes, entre os participantes e os oradores, entre a organização e os participantes: entre todos aqueles que partilham tweets com a # oficial do evento.

mesmo que a sua marca não tenha presença no twitter, considere a possibilidade de incluir o live tweeting no plano de comunicação do seu evento: lembre-se, a conversa gira em torno da # oficial.

 

live tweeting: o que é? 6

conversas em 280 caracteres

acredite que é possível dizer muito sobre o seu evento, usando apenas 280 caracteres. podemos enriquecer o live tweeting com fotografias, pequenos vídeos (em directo ou não), bem como com imagens previamente definidas e criadas para o efeito, pensadas para o seu evento.

o live tweeting é uma forma de promover uma conversa saudável numa rede social onde a palavra é “rainha e senhora” e se vê enriquecida com imagem e vídeo.

 

pretende saber mais sobre o live tweeting? envie-me um e-mail: info@joanarita.eu

 

📷 Bruno Barata Social Now 2019