ser um pensador independente

Descartes ajuda-te a encontrar a clareza no discurso. Kant explica-te que criticar não passa propriamente por dizer mal, mas sim por levar as ideias a uma espécie de “tribunal” onde as podemos compreender e interrogar. Dexter (sim, o da série!) ensina-nos que ir por partes poderá ser a melhor opção para resolver um problema.

pessoa com a mão no queixo, a olhar para cima

Sim, a filosofia pode ajudar-te a pensar melhor e na difícil e diária tarefa de viver. Descartes ajuda-te a encontrar a clareza no discurso. Kant explica-te que criticar não passa propriamente por dizer mal, mas sim por levar as ideias a uma espécie de “tribunal” onde as podemos compreender e interrogar.

uma pergunta difícil

há umas semanas fui a uma consulta de ortopedia. Não conhecia o médico e não tinha sequer “ficha” naquela clínica. assim, as primeiras perguntas foram mais sobre mim do que sobre a dor que me levou a marcar a consulta. “qual é o seu nome completo?”, “que idade tem?” e aquela pergunta que me deixa sempre sem saber o que dizer: “qual é a sua profissão?”.

eu estava de máscara e com óculos, a um metro de distância do médico, e ainda assim foi visível o meu embaraço: “pois, sabe, senhor doutor, essa é uma pergunta muito difícil. não sei se consigo responder… tendo em conta o que me traz aqui, posso dizer que passo várias horas ao computador, a teclar.”

o médico encolheu os ombros e ficou sem saber o que escrever no formulário. “sou freelancer, senhor doutor.” honestamente, o senhor ficou a saber o mesmo, mas o essencial estava lá: muitas horas passadas ao computador.

 

ser um pensador independente 1

 

uma resposta “anormal”

honestamente, o que gostaria de poder responder sem que achassem estranho ou me dissessem “ok, mas a sério, o que faz?” seria um “sou uma pensadora independente”. o meu trabalho acontece todo em volta de perguntas (nas oficinas de filosofia) e da identificação e resolução de problemas (na área da estratégia digital).

tu também podes ser um pensador independente (ou pensadora independente). Não tens de te dedicar a isto, a tempo inteiro, como eu; podes incluir práticas no teu dia que permitem a independência do teu pensamento.

 

ser um pensador independente 2

 

filósofos que te podem ajudar a viver

há filósofos que nos ajudam nesta tarefa. sim, a filosofia pode ajudar-te a pensar melhor e na difícil e diária tarefa de viver.

Descartes ajuda-te a encontrar a clareza no discurso.
Kant explica-te que criticar não passa propriamente por dizer mal, mas sim por levar as ideias a uma espécie de “tribunal” onde as podemos compreender e interrogar.
Dexter (sim, o da série!) ensina-nos que ir por partes poderá ser a melhor opção para resolver um problema.
Sócrates mostra-nos o poder do diálogo.
Simone de Beauvoir apresenta-nos a possibilidade de pensamento envolvido na primeira pessoa.
Sousa (eu!) aconselha a que reserves tempo na tua agenda entre tarefas e entre reuniões, para que possas preparar-te e pensar no que vais dizer ou antecipar cenários.
Aristóteles recomenda caminhadas para nos ajudar a pensar.

 

ser um pensador independente 3

sugestões para a prática do ser pensador independente

para evitar que te lances sem orientação no consumo desenfreado de textos filosóficos, estou disponível para te ajudar. eis a primeira sugestão: conhecer um pouco da história da Filosofia e dos seus protagonistas, assistindo às aulas do colectivo Isto Não é Filosofia (INÉF). o curso é gratuito e pode ser acedido através do YouTube.

em janeiro e fevereiro de 2021 vou estar na Bertrand Livreiros com cursos online sobre filosofia: Blind Date com filósof@s e a perguntar é que a gente se entende.

o caminho para ser um pensador independente exige esforço e dedicação. implica ser Jurema. é uma espécie de Long and Winding Road, como diria o colectivo filosófico e musical The Beatles, aka The Fab Four. quando começas?

 

[artigo originalmente publicado a 30 de Outubro, no P3]

📷 de destaque no artigo: unsplash