Afinal, o que significa ser formador?

Ter a possibilidade de transmitir tudo o que fui aprendendo ao longo dos anos, de expôr os meus erros e as minhas aprendizagens na área que mais me apaixona e ter pessoas que disponibilizam parte do seu tempo para me ouvir é a maior das minhas conquistas.

Nas minhas formações, tento ao máximo deixar isto bem claro. As salas cheias, com pessoas motivadas e com uma enorme vontade de aprender, lembram-me, de início, as salas de aula do tempo em que eu era aluno. Nota-se tanto o entusiasmo como o receio, a incerteza, a dúvida e a insegurança

Ao longo dos anos, tenho vindo a aperceber-me que tanto aprende quem está a ser ensinado como quem ensina. Estou certo de que um bom formador terá sempre isto em mente.

Costumo dizer que o meu trabalho é mesmo para quem quer embarca na mesma jornada. Felizmente, sou muitas vezes presenteado com salas cheias e turmas entusiasmadas, cheias de dúvidas e bastante empreendedoras. Por isso, trabalho para o sucesso de cada pessoa das minhas turmas de formação. É isso que me inspira e é também por isso que agradeço todos os dias.

Ter a possibilidade de transmitir tudo o que fui aprendendo ao longo dos anos, de expôr os meus erros e as minhas aprendizagens na área que mais me apaixona e ter pessoas que disponibilizam parte do seu tempo para me ouvir é a maior das minhas conquistas. Assistir ao sucesso dos meus formandos e estes reconhecerem que, de algum modo, tive um papel importante para o mesmo é algo que me enche de orgulho e faz despoletar um sentimento de gratidão enorme.

A um formador não cabe apenas o papel de professor, mas também de líder. Um líder que não estará, nunca, acima dos seus formandos, mas a seu lado. Nas minhas formações, tento ao máximo deixar isto bem claro. As salas cheias, com pessoas motivadas e com uma enorme vontade de aprender, lembram-me, de início, as salas de aula do tempo em que eu era aluno. Nota-se tanto o entusiasmo como o receio, a incerteza, a dúvida e a insegurança. Por isso, tento deixar bem claro que o que mais prazer me dá não é apenas transmitir-lhes todo o meu conhecimento, é igualmente aprender com eles. Portanto, todas as suas dúvidas podem ser uma aprendizagem para mim.

Se algum formador estiver a ler isto, que perca também o receio de não saber responder, de não saber conduzir, de não saber interagir, porque quando somos fiéis a nós próprios, não há problema algum em responder “não sei, vou investigar” perante uma sala cheia. A humildade e a empatia dá-nos tanta credibilidade como o conhecimento.

Quem é o Marco? 

O Marco Gouveia é Consultor e Formador de Marketing Digital especializado em Web Analytics, Search Engine Marketing – nas vertentes de SEO e SEA (Google AdWords) – e defensor da Usabilidade e Acessibilidade, define e implementa, sempre, estratégias de Marketing Online mensuráveis e orientadas a resultados!