Twitter Chats: onde a magia acontece

o #twitterchatpt surgiu em dezembro de 2018 com o objectivo de preencher um vazio na comunidade twitter em Portugal. duas vezes por mês, há um convidado disposto a partilhar o que sabe em torno de um tema. para acompanhar a conversa, basta seguir a # - tudo começa por dizer olá!. é assim que a magia acontece.

queremos criar um espaço e um tempo para criar conexões, para aprendermos e para partilharmos algumas sugestões e soluções em torno daquele que é o tema central do nosso twitter chat. no caso da Madalyn Sklar, o tema é o twitter e por isso o seu twitter chat conseguiu um alcance enorme junto de um público que se interessa, sobretudo, por marketing.

quem é a Madalyn Sklar?

em março de 2019 convidei a Madalyn Sklar para participar, como convidada, na edição especial (em inglês) do #twitterchatpt. o tema foi: “twitter chats: where the magic happens”.

Twitter Chats: onde a magia acontece 1

a Madalyn Sklar é uma referência para os marketeers que pretendem saber mais sobre twitter e sobre twitter chats. aprendi (e aprendo) muito com ela e com a participação no #twittersmarter, o twitter chat que a Madalyn Sklar modera há já alguns anos e que começou por ser um podcast.

o conteúdo partilhado naquela edição do #twitterchatpt parece-me bastante pertinente para quem procura saber mais sobre twitter chats. por esse motivo considerei relevante criar um artigo aqui para o blog, tendo como base o twitter moments dessa edição.

twitter chats e as suas razões

as razões que a Madalyn Sklar refere para criar um twitter chat são, a meu ver, comuns a todos nós que já passámos pelo mesmo. queremos criar um espaço e um tempo para criar conexões, para aprendermos e para partilharmos algumas sugestões e soluções em torno daquele que é o tema central do nosso twitter chat. no caso da Madalyn Sklar, o tema é o twitter e por isso o seu twitter chat conseguiu um alcance enorme junto de um público que se interessa, sobretudo, por marketing:

e quais as razões para participarmos num twitter chat? o motivo mais evidente é a possibilidade de conexões que se cria durante uma hora. a partir daí temos a oportunidade de criar e alimentar uma comunidade que se junta pelo interesse pelo mesmo tema.

num twitter chat conhecemos pessoas que trabalham na mesma área do que nós e com quem podemos aprender. cada um de nós pode contribuir para a conversa partilhando o seu ponto de vista e experiência.

estas razões não se aplicam somente aos utilizadores que são pessoas humanas, mas também às marcas. há inúmeras vantagens para que as marcas participem em twitter chats:

 

participar num twitter chat é a possibilidade que a marca tem para se apresentar com um tom humano, partilhando pensamentos e emoções em torno do assunto em debate. é uma forma de se apresentar à comunidade, sem recorrer às vendas directas ou ao spam. é uma forma de conhecer melhor a sua audiência e de construir relações com os utilizadores que são ou podem vir a ser seguidores e até clientes. uma marca que participa num twitter chat é uma marca que está focada em construir relações de médio/longo prazo.

 

#1-twitterchatpt

a criação dos twitter chats

criar um twitter chat pode ser uma táctica a considerar se faz parte dos objectivos da nossa estratégia ter um espaço de referência para a comunidade, onde podem ser colocadas questões e onde acontece um diálogo saudável em torno de um dado tema.

criar um twitter chat exige tempo e dedicação cujo retorno acontece quando o perfil que é responsável pela sua moderação começa a ser citado e mencionado como uma referência num dado tema. é importante acompanhar as analytics do perfil que faz a moderação do twitter chat para perceber quais as influências no número de mentions, no número de impressões dos tweets, no número de visitas ao perfil e também no número de seguidores. além destes dados quantitativos, é importante olhar a outros, de índole qualitativa: as conversas que se geram, o networking, as leads que se podem observar de forma simples, atendendo à conversa que acontece no twitter chat.

 

 

o #twitterchatpt

Twitter Chats: onde a magia acontece 2

o #twitterchatpt surgiu em dezembro de 2018 com o objectivo de preencher um vazio na comunidade twitter em Portugal. duas vezes por mês, há um convidado disposto a partilhar o que sabe em torno de um tema. para acompanhar a conversa, basta seguir a # – tudo começa por dizer olá!. é assim que a magia acontece.