uma conversa sobre twitter e humor, com o Cinema São Jorge

"não há amor como o primeiro", diz o povo. no que diz respeito à edição #1  do #twitterchatpt tenho de concordar com o povo: foi especial.

falar da primeira edição do #twitterchatpt implica recordar a imagem "antes da ActiveMedia" e a forma artesanal como construía os cartões com as perguntas, no meu amigo canva.com - ou seja, implica reconhecer que a Active fez um trabalho que "sim, senhor" no que respeita ao branding do #twitterchatpt.

“não há amor como o primeiro”, diz o povo. no que diz respeito à edição #1  do #twitterchatpt tenho de concordar com o povo: foi especial. os motivos?  a novidade:  era algo novo, que eu nunca tinha levado a cabo na rede social twitter; o tema: o humor; o convidado que aceitou ser o primeiro passageiro desta viagem, sem hesitar.

o convidado, senhoras e senhores, foi o Cinema São Jorge, com quem já tinha conversado a propósito de um artigo que escrevi para o linkedin e que acabou por ser publicado no Shifter.

falar da primeira edição do #twitterchatpt implica recordar a imagem “antes da ActiveMedia” e a forma artesanal como construía os cartões com as perguntas, no meu amigo canva.com – ou seja, implica reconhecer que a Active fez um trabalho que “sim, senhor” no que respeita ao branding do #twitterchatpt.

recordemos a conversa que aconteceu na edição #1 do #twitterchatpt, no dia 13 de dezembro de 2018,  cujo tema foi fazer filmes em 280 caracteres – o humor na comunicação de uma marca.

 

fazer perguntas a uma sala de cinema

o #twitterchatpt arrancou com uma pergunta (o icebreaker) sobre o filme da nossa vida. confesso que é uma pergunta à qual tenho dificuldade em responder, mas o Cinema São Jorge não hesitou: Os Sapatos Vermelhos.

a P1 era dirigida ao convidado, pois havia a curiosidade legítima para saber qual é a importância do humor no tom do Cinema São Jorge, numa rede como o Twitter:

 

 

 

e os seguidores do #twitterchatpt (e do Cinema São Jorge) não se fizeram rogados e aproveitaram a pergunta para elogiar a forma de estar desta marca:

 

 

o limite de caracteres do twitter constitui um limite para a comunicação?

 

sobre este assunto, os participantes da primeira edição do #twitterchatpt tiveram algo a dizer:

 

 

de que forma pode uma marca ganhar com uma presença bem humorada? o Cinema São Jorge respondeu-nos… com humor: “Diríamos que as marcas têm a ganhar com isso, que o humor sagaz é uma boa forma de conquistar seguidores. A não ser que sejamos um banco. Ou uma seguradora. Nesse caso, nem sequer há razões para sorrir.

 

 

fontes de inspiração, conselhos e, claro está, filmes!

há sempre alguém com quem aprendemos, que nos inspira, que nos provoca – e no meio social media isso não é excepção. que pessoas ou marcas inspiram o Cinema São Jorge e os participantes do #twitterchatpt a comunicar?

 

 

a Catarina fez referência a uma das marcas que mais me inspira, o Cemitério Jardim da Ressurreição. sim, isso mesmo, um Cemitério. e o Wandson também foi referido! ❤️

que conselhos dariam a uma marca que vai começar a criar presença aqui no Twitter?

 

 

os participantes do #twitterchatpt referiram a necessidade da marca, entenda-se, da equipa da marca que vai estar no twitter, em conhecer bem a rede. há que ser “fluente em twitter”, dominar a parte operacional da rede, para poder tirar partido das conversas que por aqui se geram. há que ter uma estratégia definida e os objectivos bem alinhados: como qualquer rede social, o twitter exige tempo e dedicação e por isso é importante ter uma visão clara do que pretendemos atingir com a nossa presença.

partilho convosco uma espécie de mantra que poderá a ajudar a pensar a estratégia no twitter (e não só):

connect 🖇

give & share 💁🏽

grow 🎢

 

a edição #1 do #twitterchatpt terminou com uma pergunta sobre os filmes que nos fazem rir ou chorar:

sendo esta edição sobre humor, não poderia falar um tweet do enorme Insónias em Carvão:

 

 

o #twitterchatpt, os moments e as próximas edições

 

cada edição do #twitterchatpt conhece um resumo em forma de twitter moments, que podem ser consultados no meu perfil, no twitter.

para saber sobre as próximas edições do #twitterchatpt basta acompanhar a # no twitter e participar na conversa. encontramo-nos por lá?