De ovos a Ninjas: formação “à medida”, sobre Twitter
antes de nos lançarmos numa rede social que não conhecemos é importante conhecer “os cantos à casa”. dominar a linguagem que é própria da plataforma, conhecer bem “os botões” e, acima de tudo, estar disponível para conhecer a comunidade.
se pretende conhecer tudo sobre a rede social do passarinho Larry, faça como a equipa Social Ninjas e contacte-me. terei todo o gosto em desenhar uma formação ou em preparar uma consultoria à medida das suas necessidades, que lhe permita tirar partido do Twitter.
no passado mês de Janeiro visitei a agência Social Ninjas, em Aveiro, para dois dias de “tweet & shout”. a convite das Ninjas Helena e Liliana tive a oportunidade de partilhar com a equipa os baby steps e as boas práticas em torno da rede social do passarinho Larry.
de ovos a Ninjas (no Twitter)
começámos de forma tímida: alguns dos Ninjas já conheciam a rede; outros andavam por lá só a ver. tal como qualquer formação taillor made houve que perceber o que já era familiar a cada um dos Ninjas e a partir daí começar a abrir as portas desse País das Maravilhas que é o Twitter.
desta formação saíram os 10 Mandamentos dos Ninjas, no Twitter, que têm vindo a ser partilhados na conta da agência.
segredos que merecem ser partilhados
nesta formação tivemos oportunidade de abordar alguns dos segredos mais bem guardados do Twitter. bom, não são assim uns segredos muitos secretos, pois estão disponíveis para todos. há, sim, que os conhecer para compreender a sua mais valia nas nossas rotinas de tweet & shout. aproveito para destacar alguns desses segredos: as listas, o botão de bookmark e, claro, a advanced search.
as listas do Twitter são uma das funcionalidades mais úteis da plataforma. permitem-nos organizar mini timelines dentro da timeline que alberga todas as pessoas que seguimos. posso organizar listas por temas (por exemplo, a lista para “press”) e nem preciso seguir os membros dessa lista. as listas podem ser públicas ou privadas (podem observar a concorrência de uma forma organizada, já pensaram nisso?).
“salvar um tweet” ou bookmark: esta é uma forma de criar um arquivo de tweets que queremos guardar para ler mais tarde ou até para incluir no nosso plano de conteúdos. é algo que só é visível para o perfil de quem faz bookmark.
a funcionalidade de pesquisa do Twitter é incrível e ninguém melhor do que o John Espirian para nos mostrar tudo o que se consegue com a Twitter Advanced Search.
https://twitter.com/JoanaRSSousa/status/1222090994587443203?s=20
a magia da hashtag
na rede do passarinho Larry, a conversa gira em torno da #: seja para comunicar um evento, para comunicar a nossa marca, para criar e acompanhar uma comunidade. é “o jogo do galo” ou o cardinal que marcam os tópicos de conversa, no Twitter.
o acto de criação de uma # começa quando a imaginamos e pesquisamos para ver se há conteúdo agregado e só termina quando o seu uso se torna consistente ao ponto da comunidade começar a usar a # de forma espontânea, apropriando-se do seu legado.
a # é fundamental nos eventos, de forma a promover o user generated content, bem como para preparar uma acção de live tweeting. e não só: estou a preparar um artigo sobre # no qual terei oportunidade de explorar a sua importância de forma mais detalhada. (já que estão aqui, não se esqueçam de ler o artigo sobre The Fab Four, que foi um dos tópicos abordados nesta formação, com os Ninjas).
formação e consultoria com a #joanadotwitter
antes de nos lançarmos numa rede social que não conhecemos é importante conhecer “os cantos à casa”. dominar a linguagem que é própria da plataforma, conhecer bem “os botões” e, acima de tudo, estar disponível para conhecer a comunidade. passo a palavra à Mariana, à Helena e à Liliana, para que possam falar da experiência de formação:
Se o Twitter já era a minha rede social favorita, depois desta formação, ainda subiu mais as minhas expectativas. Para além do que já sabia, aprendi novas funcionalidades, que podem ser muito funcionais no dia-a-dia. Por fim, queria deixar um agradecimento à nossa formadora Joana, que foi espetacular, tanto a nível profissional, como a nível pessoal! Ficam as boas recomendações e uma grande amiga. – Mariana Ferreira
Assim que começámos a trabalhar as contas do Twitter de um cliente nosso, a primeira coisa que me ocorreu foi: Temos de contactar a Joana do Twitter. E foi a melhor coisa que fizemos, quer para o nosso cliente, quer para nós. Após os dois dias de formação com a Joana, além de termos ficado rendidos ao Twitter, as nossas paredes começaram a ser coloridas com post-its de ideias e ações em termos de comunicação para a nossa agência e para os nossos clientes – mesmo para os que (ainda) não estão nesta rede social. – Helena Dias
Sempre pensei que o Twitter não seria grande aposta para mim ou para os nossos clientes, até conhecer a Joana e todo o potencial que a rede tem para oferecer. Ficamos contagiados pelo (bom) vírus do Twitter e pela sua boa energia! Ela consegue “costurar” uma formação à nossa medida, sempre com excelentes exemplos, basta pedirem! Aconselho vivamente uma formação com a Joana do Twitter! ” – Liliana Pericão
se pretende conhecer tudo sobre a rede social do passarinho Larry, contacte-me. terei todo o gosto em desenhar uma formação ou em preparar uma consultoria à medida das suas necessidades, que lhe permita tirar partido do Twitter.