5 razões para participar num Twitter Chat

o Twitter é aquela rede social que é alvo de homicídio (in)voluntário em muitas das conferências de marketing nas quais tenho vindo a participar. ainda assim, o Twitter resiste, um pouco por todo o mundo e até em Portugal. uma das boas razões para estar no Twitter – e vou mesmo só referir uma, pois […]

o Twitter é aquela rede social que é alvo de homicídio (in)voluntário em muitas das conferências de marketing nas quais tenho vindo a participar. ainda assim, o Twitter resiste, um pouco por todo o mundo e até em Portugal.

uma das boas razões para estar no Twitter – e vou mesmo só referir uma, pois só esse tema daria outro artigo – são os Twitter Chat.

o que é um Twitter Chat? trata-se de uma conversa previamente agendada e divulgada e que gira em torno de uma hashtag. por norma, há um tema, um moderador e um convidado e qualquer pessoa pode entrar na conversa, bastando para isso que siga e use a hashtag.

desde há uns anos para cá que tenho vindo a participar nalguns Twitter Chats, dedicados à educação, ao marketing e também ao Twitter. sim, marco na minha agenda o dia e a hora para poder acompanhar a conversa. porquê? passo a explicar.

 

Twitter Chat

 

aprender com quem sabe mais do que eu

é comum encontrar especialistas de uma certa área nos Twitter Chats, seja como convidados ou como participantes.
naquele espaço e tempo tenho oportunidade de aprender com aquele autor cujo artigo acabei de ler no Medium, por exemplo. ou com o autor do livro que está ali na mesa de cabeceira.
as pessoas estão à distância de um tweet e disponíveis para partilhar.

 

partilhar o meu conhecimento e experiência

procuro marcar presença em Twitter Chats das áreas por onde me movo e isso cria a oportunidade de partilhar o que sei e o que já fiz. o ambiente é tão descontraído que qualquer um de nós tem essa porta aberta, através dos Chat. no Twitter demonstramos o nosso valor através do que escrevemos: nos Twitter Chat ainda mais, pois a conversa convida a essa partilha e demonstração de valor.

 

fazer perguntas

num Twitter Chat podemos fazer perguntas sem receio de que nos acusem de ainda não ter lido o artigo X ou Y. alguém usa um termo que não conhecemos e nada melhor do que perguntar o que é. alguém está a falar de uma app nova – perguntamos o que é e para o que serve. num Twitter Chat as perguntas não devem ficar por perguntar, se me permitem a redundância.

 

ampliar a minha rede de contactos (dentro e fora do Twitter)

um Twitter Chat é uma oportunidade de conhecer pessoas que ainda não seguimos naquela rede – ou até noutras. uma presença regular nos Twitter Chat faz com que conheçamos outras pessoas e levemos o contacto para outra rede ou até que marquemos um café com aquela pessoa para, quem sabe, pensar em formas de colaboração ou de negócio. acreditem, já me aconteceu.

 

divertir-me

sim, os Twitter Chat são espaços divertidos. o Twitter é uma rede descontraída, onde a conversa é informal e o humor é uma excelente forma de nos relacionarmos com os outros.

se estas cinco razões não vos convenceram ainda, dou-vos uma outra: há um Twitter Chat onde se fala português e que gira em torno da comunicação e do marketing. acontece duas vezes por mês, às quintas, entre as 11h e as 12h. para acompanhar a agenda e a conversa basta seguir #TwitterChatPT no Twitter.

encontramo-nos por lá? let’s Tweet & Shout!

 

 

artigo inicialmente publicado no blog WebHs

📷  Joshua HoehneUnsplash