#TwitterChatPT: ‘bora conversar no Twitter?

é simples: qualquer pessoa que tem uma conta criada no twitter poderá participar. basta para isso que siga a hashtag, no dia e hora que são previamente estabelecidos.

#1-twitterchatpt

"nas comunidades nós valemos por aquilo que dizemos, por aquilo que partilhamos"

o “antes #twitterchatpt”

após alguns meses a participar em twitter chat moderados por utilizadores do twitter fora do nosso país à beira mar plantado, senti necessidade de o fazer em português e junto da comunidade twitter em Portugal. depois de tomar esta decisão, o passo seguinte foi acompanhar e estudar o trabalho da Madalyn Sklar de forma a perceber como é que um projecto destes se pode colocar de pé, de forma bem organizada, com estrutura e, também, com espaço para testar e mudar o que fosse necessário.


uma vez esboçado o projecto, defini a sua área de actuação e os passos a dar na divulgação. Ta-DA! eis que tinha chegado o momento para me fazer à estrada. olhando para a timeline do twitter identifiquei alguns convidados, entre pessoas e marcas que por lá costumam aparecer para conversar com as ‘ssoas. o #twitterchatpt #1 aconteceu em dezembro de 2018 e teve o Cinema São Jorge como convidado.

foi um desafio para ambos: seria a minha primeira vez como host e a primeira vez do Cinema São Jorge como convidado num twitter chat. estávamos conscientes do carácter experimental desta edição e que seria um teste. arregaçámos as mangas e com uma boa dose de humor e de entrega, demos início ao #twitterchatpt. 

 

como participar no #twitterchatpt?

é simples: qualquer pessoa que tem uma conta criada no twitter poderá participar. basta para isso que siga a hashtag, no dia e hora que são previamente estabelecidos.


no princípio pode ser algo confuso, pois os twitter chat têm bastante ritmos e são muito intensos. assim, partilho convosco algumas recomendações.

usem o tweetdeck para organizar três colunas: para a #, para o perfil do moderador e para o perfil do convidado. caso não possam assistir “ao vivo”, terão sempre a possibilidade de ler a conversa através de um resumo twitter moments (que partilho no meu perfil). no artigo que o Bruno Amaral publicou no seu blog encontram algumas sugestões para não perder pitada!

 

twitterchatpt_talk

créditos Abbott #dxlisbon2019

 

quais as razões para participar num twitter chat?

aprender, partilhar e conhecer gente nova: estes são os motivos mais fortes, aqueles que me levaram a participar em twitter chat cujos moderadores são oriundos de USA, UK e até Índia.

há outras razões, tal como a possibilidade de acrescentar valor: nas comunidades nós valemos por aquilo que dizemos, por aquilo que partilhamos. a participação frequente num twitter chat pode dar-nos um estatuto de relevância ou até de autoridade ou especialista numa determinada área ou tema. para tal é necessário consistência nessa participação, acrescentando valor e justificando o (eventual) estatuto de autoridade. 

 

quem são as ‘ssoas humanas envolvidas no #twitterchatpt?

no #twitterchatpt a moderação (hosting) é a minha responsabilidade: definir temas, convidar pessoas e marcas, acompanhar o desenvolvimento do #twitterchatpt e garantir que o convidado está confortável no processo e que está a seguir as regras da casa (sim, há regras).

o #twitterchatpt acontece durante 1h, se bem que a conversa em si começa mais cedo e continua durante os dias seguintes. é o poder da comunidade a funcionar! 

há uma equipa de voluntários que garante (1) o welcoming de quem chega e (2) que ninguém tuíta sem hashtag!  é importante que quem chega de novo não se sinta perdido, para que possa usufruir da conversa.

depois, há a equipa criativa da ActiveMedia que trata da imagem e o sponsor existencial: o twitter em si mesmo.

 

#TwitterChatPT: 'bora conversar no Twitter? 1

 

como posso saber quando acontece o próximo #twitterchatpt?

para tal, basta seguir a hashtag. as edições vão sendo divulgadas à medida que os convidados e os temas vão sendo fechados. a comunidade pode fazer sugestões.  vemo-nos no twitter?