a vida de freelancer e os meus dois amores

neste momento há mais filosofia do que trabalho na área do marketing digital e da comunicação.

partilho também que, nestes quase 10 anos de vida assumida como freelancer, o tempo dedicado aos dois amores conheceu altos e baixos. nem sempre consegui ter projectos em regime de avença, por vezes eram situações pontuais. houve meses de formação bastante intensos e com pouca filosofia. neste momento há mais filosofia do que trabalho na área do marketing digital e da comunicação.

a vida de freelancer e os meus dois amores 1

 

lembro-me bem desta capa e de ouvir este disco no chão do quarto.

eu tenho dois amores

que em nada são iguais

só não tenho a certeza

de qual eu gosto mais.

quem canta é o Marco Paulo, um cantor bem conhecido da nossa praça.

na minha vida de freelancer também eu tenho dois amores: a comunicação e a filosofia. por essa razão tenho dois websites,  o joanarita.eu e o filosofiaparacriancas.pt 

tive necessidade de alojar estes dois amores em duas casas distintas, pois cada amor tem o seu público e é fundamental comunicar claramente o que faço a cada um desses públicos. ambas as casas foram pensadas pela ActiveMedia e sinto-me bem representada.

dois amores com altos e baixos

quando abandonei a minha vida profissional estável, com um ordenado fixo e horário bem definido não sabia bem o que me esperava. tinha pelo menos dois caminhos a seguir: a formação (já era formadora com CCP há alguns anos) e a filosofia (a filocriatividade já existia desde 2008).

o que aconteceu foi um investimento em formação na área do marketing digital de forma a conseguir comunicar que estava no mercado da formação e (venham daí essas gargalhadas) da filosofia.

não vou aqui descrever os detalhes do meu percurso, mas posso adiantar que a minha presença nas redes sociais foi fundamental para que o meu nome surgisse na hora de recomendar alguém para dar formação ou para desenvolver actividades educativas com crianças e jovens.

partilho também que, nestes quase 10 anos de vida assumida como freelancer, o tempo dedicado aos dois amores conheceu altos e baixos. nem sempre consegui ter projectos em regime de avença, por vezes eram situações pontuais. houve meses de formação bastante intensos e com pouca filosofia. neste momento há mais filosofia do que trabalho na área do marketing digital e da comunicação.

 

o desafio: dividir o tempo e a energia entre os dois amores

infelizmente ainda não atingi um ponto com capacidade financeira para ter alguém a trabalhar comigo, a tratar das minhas redes sociais, por exemplo. a fazer orçamentos, a redigir e-mails de apresentação de projectos, a fazer o follow up desses contactos, a dar formação, a criar e a dinamizar as oficinas de filosofia.

sou eu e apenas eu a dividir o tempo com estes dois amores – o tempo e a energia. por este motivo, há alturas nas quais pareço mais ausente perante um dos amores e muito envolvida com o outro. se há algum tempo isto era motivo de preocupação, agora é algo que aceito como parte do meu caminho de freelancer.

 

joana rita sentada na cadeira, em papel de moderação de diálogo: freelancer como moderadora.

📷 fundação portuguesa das comunicações

 

depois de dois anos muito desafiantes e de reinvenção do trabalho à conta de uma pandemia, 2022 trouxe consigo os frutos do investimento em comunicação em 2020 e 2021. nestes dois anos passámos todos muito tempo online e eu oportunamente aproveitei para tornar mais sólida a presença dos meus dois projectos, dos meus dois amores, nos canais digitais.

os dois amores e as escolhas

nos últimos meses voltei à estrada, qual artista, para alguns momentos de digressão filosófica. a filocriatividade teve sempre esse carácter itinerante, desde o início: já viajei pelo Faial, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Funchal, Faro, Óbidos, Braga, Odivelas, Lisboa, Telheiras, Portalegre, Ovar, Águeda, Caldas da Rainha, Torres Vedras, Torres Novas, Abrantes, entre outras localidades made in Portugal, bem como Maputo, em Moçambique.

tendo em conta as solicitações para desenvolver projectos (pontuais e/ou de continuidade) na área da filosofia para / com crianças, o amor da comunicação e do marketing digital ficou em segundo plano.

assim se explica que o #twitterchatpt esteja em modo pausa e que os conteúdos que partilho estejam mais alinhados com a filosofia do que propriamente com a comunicação.

a vida de freelancer e os meus dois amores 2

📷 folio 2022 / Nuno Conceição

meu coração continuasem saber o que fazeré melhor amar as duassem uma doutra saber
que este encanto não se acabee eu já pensei tanta vezpois enquanto ninguém sabesomos felizes os três
a grande diferença da minha vida de freelancer face à letra da música de Marco Paulo, é que estes dois amores sabem bem que são dois e que a minha vida é partilhada entre ambos.
somos felizes as três.