o papel da curadoria no reaproveitamento de conteúdos
ando aqui à luta para perceber que palavra usar, em português, para dizer algo que faço e que recomendo que as pessoas social media managers façam: em vez de estar constantemente a criar conteúdo novo, por que não optar pelo reaproveitamento de conteúdos já publicados?
de forma muito simples, reaproveitar conteúdos é como abrir o frigorífico, ver o que temos e fazer uma refeição com os ingredientes que já temos, sem precisar sair para ir às compras.
o que é o reaproveitamento de conteúdos?
🙃 talvez a palavra reaproveitamento não lhe diga nada, mas se eu escrever “repurposing content” – does it ring a bell? 🔔
ando aqui à 🥊 luta para perceber que palavra usar, em português, para dizer algo que faço e que recomendo que as pessoas social media managers façam: em vez de estar constantemente a criar conteúdo novo, por que não optar pelo reaproveitamento de conteúdos já publicados?
podemos dizer que o reaproveitamento de conteúdos passa por:
Take old content and give it a rebirth through digital marketing. (Jim Katzaman)
🥦 de forma muito simples, o reaproveitamento de conteúdos passa por abrir o frigorífico, ver o que temos e fazer uma refeição com os ingredientes que já temos, sem precisar sair para ir às compras.
criar agora para reaproveitar no futuro
📍 criar conteúdo dá trabalho, exige pesquisa e criatividade. consome tempo, envolve o trabalho de várias pessoas. 🧐 então… que tal criar conteúdo já a pensar em possibilidades para a sua reutilização e adaptação?
📝 uma ideia e/ou um conjunto de tópicos transforma-se num texto pode ser partilhado numa newsletter, depois segue para o blog e é dividido em pequenos tweets ou posts de instagram. pode ainda viver nos artigos do linkedin e ser a base para um vídeo (reels ou tiktok).
⚡️ sim, podemos ter de fazer pequenas alterações e ajustes, pois as plataformas são distintas e temos públicos diferentes em cada uma delas.
❌ não será só “copiar e colar”. porém, uma vez tendo uma base de trabalho que se consegue desdobrar, temos conteúdo “para dar e vender”.
👉 esta publicação linkedin (com suporte pdf) nasceu do meu encontro com um tweet do Adam Grant e com uma publicação do Pedro Vieira, num contexto em que estou a praticar e a investigar os efeitos do journaling na prática dos pensamento crítico e criativo, bem como da metacognição.
👉 destes encontros nasceu o artigo para o blog e uma publicação no instagram. exigiu pesquisa até começar a escrever e depois ainda um momento para voltar a ler e fazer alterações.
🫶 a inspiração para criar conteúdos não é uma coisa que desce sobre nós e nos ilumina: é fruto de escuta 👂 e de associação 🔗 de ideias. claro, ajuda MUITO ter alguma coisa a dizer e não ser só um gerador de lero lero 😆
eis algumas das minhas fontes de criação de conteúdos:
- o tiktok (e redes distintas daquelas para as quais tenho de produzir conteúdo);
- a curadoria de conteúdos (uso e abuso da opção bookmark);
- uma necessidade específica;
- o unicórnio que tenho em cima da mesa de trabalho;
- o meu 🧠.
sugestões de reaproveitamento de conteúdo
🙋🏻♂️ Justin Simon (Content Marketing @ Metadata.io) fala constantemente de reaproveitamento de conteúdo no linkedin. eis uma das suas sugestões:
When you publish content on one platform, don’t let it die there.
A single LinkedIn post can become:
– a blog
– a newsletter
– a Twitter thread
– 3-5 tweets
– Carousel posts
It takes work. But learn how to turn 1 thing into 10. And you’ll have “new” content every single week. (Justin Simon)
🚨 atenção: esta tarefa não está livre de esforço ou de trabalho. porém, torna-se menos trabalhoso do que escrever um conteúdo novo e distribui-lo. neste caso, pegamos num post do linkedin e compomos um artigo de blog, direccionamos para a newsletter, transformamos em tweets ou reels.
o papel da curadoria no reaproveitamento de conteúdo
🌽 neste processo de reaproveitamento de conteúdo não basta abrir o frigorífico e usar os ingredientes, sem critérios. temos de agir como pessoas curadoras do nosso próprio conteúdo e avaliar o que temos disponível.
importa reaproveitar conteúdo que ainda seja actual 🍓 (ou evergreen), que tenha recebido feedback da comunidade, que conste nos “top posts” dos últimos meses. para fazer essa avaliação é fundamental aceder às analytics de cada plataforma para identificar esses conteúdos.
*
📝 resumindo e baralhando: o reaproveitamento de conteúdos é uma táctica bastante útil e que deverá estar presente na nossa cabeça quando estamos a criar conteúdo novo. a pergunta que devemos fazer quando criamos conteúdo é: como é que eu posso usar este conteúdo no futuro?
*
☕️ se este conteúdo foi útil, considere pagar-me um café através da plataforma buy me a coffee. obrigada!
📩 se precisa de ajuda nos processos de criação e reaproveitamento de conteúdo, considere uma consultoria ou mentoria. contacte-me via e-mail: info @ joanarita ponto eu
imagem de destaque:📷 Maddi Bazzocco on Unsplash