conteúdo: “tudo se transforma”​, já dizia o outro senhor

uma das "dores" dos gestores de redes sociais passa por criar conteúdo para alimentar as redes. há dias em que as ideias escasseiam e a inspiração falha.

o importante é não perder a noção do que fizemos e ir registando o conteúdo eventualmente interessante. para tal, podemos usar as bookmarks, o "guardar" ou "salvar", esse botões milagrosos que nos ajudam a não perder conteúdo de vista. também recorro a post its e a cadernos de ideias para fazer registos, só pelo prazer de escrever coisas à mão.

social media e a criação de conteúdo

 

conteúdo: "tudo se transforma"​, já dizia o outro senhor 1

 

uma das “dores” dos gestores de redes sociais passa por criar conteúdo para alimentar as redes. há dias em que as ideias escasseiam e a inspiração falha.

nesses dias agradeço a nosso senhor tiktok e à nossa senhora twitter list de curadoria de conteúdos que muito me valem naquele momento em que o calendário de conteúdos está “na reserva”.

a necessidade também é uma boa fonte de inspiração. há algumas semanas estive a dar uma formação de twitter, em inglês. tenho escrito muito sobre twitter, no meu blog, MAS em português. precisava de um artigo específico sobre criação de comunidades no twitter e até tinha curadoria de conteúdo para tal: só precisava de o escrever.

o artigo “how to start a community on twitter” é o resultado de curadoria de conteúdos e de uma necessidade específica que decorre de uma formação. eis o processo do qual resultou a criação desse artigo:

  • curadoria de tweets através da opção bookmark no twitter;
  • participação e acompanhamento de twitter chats sobre o tema gestão / criação de comunidades;
  • leitura de artigos sobre o tema e experiência como gestora / criadora de comunidades.

 conteúdo: "tudo se transforma"​, já dizia o outro senhor 2

 

desenhar a estrutura e pesquisar o conteúdo guardado

num primeiro momento alinhavei a estrutura do artigo e fui à procura dos tweets que tinham essas palavras 🔑. usei tweets que tinha redigido em diferentes twitter chats moderados pela Madalyn Sklar. lembre-se: eu precisava de um artigo em inglês.

o artigo serviu-me para compilar informação e justificar os pontos que defendi na formação no âmbito da criação da comunidade: define your purpose, listen and search, engage, create your own #, the Fab Four, focus on quality over quantity. cada ponto foi ilustrado com um tweet.

além disso, o artigo criado [how to start a community on twitter] é uma prova de que o investimento de tempo que se faz em twitter chats, na construção de conteúdos numa dada rede pode ser transformado noutros conteúdos, para outras redes.

conteúdo: "tudo se transforma"​, já dizia o outro senhor 3

guardar e registar

o importante é não perder a noção do que fizemos e ir registando o conteúdo eventualmente interessante. para tal, podemos usar as bookmarks, o “guardar” ou “salvar”, esse botões milagrosos que nos ajudam a não perder conteúdo de vista. também recorro a post its e a cadernos de ideias para fazer registos, só pelo prazer de escrever coisas à mão.

⚠️ cada vez mais uso menos o suporte power point nas formações. prefiro viajar por artigos que ilustram o que estou a dizer, usar screenshots de tweets, partilhar vídeos relevantes e, no caso do twitter, convidar as pessoas a praticar o tweet & shout. desta forma o tempo investido em curadoria de conteúdos acaba por ser reaproveitado para os momentos de formação.

👉 resumindo, eis algumas das minhas fontes de criação [transformação] de conteúdos:

se precisa de orientação e/ou consultoria no sentido de criar estratégias para a sua curadoria de conteúdos, contacte-me ⤵️

conteúdo: "tudo se transforma"​, já dizia o outro senhor 4

 

[artigo originalmente publicado no linkedin]

📷 Chiara FUnsplash