7 livros que ajudam a pensar antes de gostar

"porque tomamos más decisões e como podemos evitá-lo" - é esta a proposta do trio Kahneman, Sibony e Sunstein. de notar que este livro também pede uma leitura lenta e não recomendo uma leitura de fio a pavio. 

o livro de Rolf Dobelli é uma ode à honestidade intelectual. apresenta 52 erros de raciocínio comuns e como podemos estar conscientes dos mesmos. depois, remata com um: atenção, ainda que já tenha a lista de erros, é natural que os cometa. 

pensar antes de gostar é o título de uma oficina #filocri que pretende ser um espaço de reflexão e de acção para quem pretende fazer uso do pensamento crítico enquanto utilizador das redes sociais.

em conjunto vamos construir um manual de boas práticas para quem pretende navegar nas redes sociais, evitando o discurso de ódio, bem como a partilha de desinformação.

não se trata de uma oficina para aprender a navegar nas redes sociais, em termos de “onde carrego para fazer X”, mas sim para aprender a tirar partido das vantagens que há nas redes sociais, atendendo às suas desvantagens.

 

7 livros que ajudam a pensar antes de gostar 1

pensar antes de gostar – uma bibliografia

para pensar nesta oficina tive ao meu lado grandes pessoas pensadoras e excelentes livros. livros que poderá comprar ou requisitar na biblioteca mais perto de si.

 

gosto, logo existo 

o livro de Isabel Meira e Bernardo P. Carvalho, editado pela planeta tangerina é uma excelente porta de entrada para saber mais sobre redes sociais, sobre o papel do jornalismos e sobre as fake news e a desinformação.

é possível que o encontre na secção de literatura juvenil ou classificado como livro ilustrado, mas não se iluda: é um livro para miúdos e graúdos (e além disso, podemos aprender várias coisas com livros ilustrados).

 

factfulness 

Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Ronnlund escreveram factfulness em 2019. o subtítulo é: “dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo – e porque as coisas estão melhor do que pensamos”.

este livro é super recomendado para quem quer pensar além da sua bolha e pensar a partir de dados que são recolhidos e trabalhados por instituições ou entidades credíveis.

 

a arte de pensar com clareza

o livro de Rolf Dobelli é uma ode à honestidade intelectual. apresenta 52 erros de raciocínio comuns e como podemos estar conscientes dos mesmos. depois, remata com um: atenção, ainda que já tenha a lista de erros, é natural que os cometa.

um bom livro para parar e pensar na frase de Desidério Murcho: “o ser humano é, intermitentemente e com esforço, um ser racional”.

 

a arte de fazer perguntas

Warren Berger é o autor de um livro que nos ajuda a contemplar a pergunta enquanto ferramenta de inovação, mas também de clareza na comunicação.

 

critical thinking

Tom Chatfield é autor de um dos melhores livros de pensamento crítico que tenho cá em casa. há um excelente equilíbrio entre teoria e prática, da primeira à última página. o Tom tem alguns vídeos no youtube às quais pode aceder, como este sobre os 10 mandamentos do pensador crítico ou uma entrevista com Nigel Warburton.

 

pensar, depressa e devagar

considero este livro uma espécie de clássico, ao qual regresso várias vezes. é um livro para leitura lenta, com anotações, com avanços e recuos. Kahneman é um autor que eu classifico de “rijo”, que exige uma atenção plena e várias pausas na leitura, para activar o sistema 2 (quando ler o livro vai perceber do que falo).

o livro apresenta muitos estudos – alguns deles são referidos pelo Dobelli.

melhor que este livro, só o próximo.

 

ruído

“porque tomamos más decisões e como podemos evitá-lo” – é esta a proposta do trio Kahneman, Sibony e Sunstein. de notar que este livro também pede uma leitura lenta e não recomendo uma leitura de fio a pavio.

 

 

*

 

[uma nota sobre pensamento crítico]

o pensamento crítico exige uma atenção constante e um treino consistente. alberga movimentos da lógica e também da ética. um pensador crítico é um pensador atento e cuidadoso com as suas palavras e as dos outros, agindo com sensibilidade ao contexto.

quanto à partilha de desinformação ou fake news: pode acontecer a qualquer um:

 

 

*

outras oficinas #filocri em parceria com a Bertrand Livreiros podem ser encontradas AQUI.

 

📷 dole777Unsplash