Live Tweeting no Upload Lisboa 2019

o Live Tweeting, tal como o entendo e o pratico, não é só uma reportagem do que está a acontecer: deve acrescentar um ponto de vista, trazendo algo para a conversa iniciada pelos oradores ou pelos utilizadores do twitter - os que estão e os que não estão na sala do evento. para tal, é necessário dedicar algum tempo a perceber o evento, os oradores e a audiência que estará presente. ou seja, há trabalho de casa prévio e trabalho de casa posterior ao dia do evento. 

no twitter, como noutras redes sociais, o grande desafio passa por manter uma presença consistente. o live tweeting dá um impulso na conta, abre a conversa a pessoas que não nos conhecem, mas que têm um interesse legítimo no evento. é esse interesse que nos une e é essa relação que, depois do adeus (entenda-se, depois do evento terminar), interessa cuidar e manter.

dez anos depois: olá, Upload!

o Upload Lisboa é uma referência nos eventos de marketing, em Portugal. recordo-me das primeiras edições, nas quais participei presencialmente e via twitter. se a memória não me falha, este foi um dos primeiros eventos onde havia uma twitter wall.

 

live tweeting & ActiveMedia

na edição de 2019, dez anos depois da primeira edição, a ActiveMedia esteve presente como Communication Partner. uma das propostas passou por assegurar o Live Tweeting do evento. trabalhámos em equipa, eu (a #JoanaDoTwitter) e a Active, de forma a preparar-nos para o evento. o Live Tweeting, tal como o entendo e o pratico, não é só uma reportagem do que está a acontecer: deve acrescentar um ponto de vista, trazendo algo para a conversa iniciada pelos oradores ou pelos utilizadores do twitter – os que estão e os que não estão na sala do evento. para tal, é necessário dedicar algum tempo a perceber o evento, os oradores e a audiência que estará presente. ou seja, há trabalho de casa prévio e trabalho de casa posterior ao dia do evento.

 

Live Tweeting no Upload Lisboa 2019 1

dados via twitter

 

 

o efeito live tweeting num perfil do Twitter

o Live Tweeting teve um efeito bastante positivo na conta twitter da ActiveMedia: admitimos que o grande objectivo foi testar o trabalho em equipa. o objectivo seguinte? impulsionar o alcance orgânico da conta, na rede social do passarinho Larry. de forma lenta, mas continuada, a Active tem vindo a ganhar o seu espaço na comunidade twitter: primeiro, com a parceria #twitterchatpt, e agora com esta aposta no live tweeting.

o número de seguidores aumentou, bem como o número de impressões dos tweets e as visitas ao perfil. uma vez que a Active partilhava todos os tweets com a # oficial do evento, ganhou uma visibilidade muito maior do que num dia comum. as menções também aumentaram exponencialmente: as pessoas quiseram conversar com a Active, responderam, fizeram perguntas. a taxa de engajamento atingiu valores incríveis, acima dos 2%.

no que diz respeito à # em si, esta ocupou o 1.º lugar dos trending topics durante praticamente toda a manhã, tendo permanecido no top 5 durante a tarde.

 

Live Tweeting no Upload Lisboa 2019 2

dados via socialert

e depois do adeus?

no twitter, como noutras redes sociais, o grande desafio passa por manter uma presença consistente. o live tweeting dá um impulso na conta, abre a conversa a pessoas que não nos conhecem, mas que têm um interesse legítimo no evento. é esse interesse que nos une e é essa relação que, depois do adeus (entenda-se, depois do evento terminar), interessa cuidar e manter. esse desafio exige um trabalho de casa posterior.

 

se está a organizar um evento e pretende apostar no live tweeting, envie-me uma DM no twitter ou um e-mail [email protected]

 

📷 créditos Abbott #dxlisbon2019