twitter: 10 DO’s & 10 DON’Ts
o twitter é uma espécie de café XXL onde, em cada mesa, encontramos pessoas e assuntos diferentes. é uma rede de conversa e a atitude das marcas e das 'ssoas (humanas) em dialogar tem resultados. que tipo de resultados? qualitativos e quantitativos.
se temos um objectivo bem definido para marcar na presença, esse objectivo deve traduzir-se em KPI's que nos permitam analisar e avaliar o percurso do nosso perfil naquela rede social. isto é válido para o twitter, bem como para outra rede social.
quando damos os primeiros passos numa nova rede social, como o twitter, é importante conhecer os cantos à casa e também perceber as “regras da casa”. cada rede social tem a sua própria forma de respirar. se queremos tirar partido da nossa presença por lá, é importante acompanhar essa respiração.
[to] DO’s no Twitter
- dizer olá. como? participando nos momentos de bons dias da comunidade
- fazer perguntas
- ajudar os outros e pedir ajudar
- partilhar conteúdo que acrescente valor a quem nos segue
- participar em twitter chats
- não deixar uma mention sem resposta (excepção para o caso de se tratar de um troll)
- ser autêntico
- ter em conta os 4C ou The Fab Four: consistência, conteúdo, contexto e comunidade
- intercalar tweets de texto com tweets com imagem, vídeos ou gifs
- fazer uma auditoria regular ao perfil
DON’T no Twitter
- enviar DM automática a agradecer o follow ou com uma proposta de vendas
- usar uma # que está nos trending topics só para participar e sem que o conteúdo do tweet tenha qualquer relação com aquela
- USAR CAPS LOCK A TODO O MOMENTO
- fazer follow e pedir follow back
- ignorar um comentário negativo
- ter um feed que contém unica e exclusivamente conteúdo que transita automaticamente de outras redes
- participar numa discussão sem ter argumentos
- don’t facebook or instagram on twitter – que é como quem diz, não esperes do twitter o mesmo que encontras nas outras redes
- fazer um retweet de um link sem ver o conteúdo primeiro e verificar se está alinhado com o teu discurso ou da marca
- alimentar os trolls
o que esperar do twitter?
o twitter é uma espécie de café XXL onde, em cada mesa, encontramos pessoas e assuntos diferentes. é uma rede de conversa e a atitude das marcas e das ‘ssoas (humanas) em dialogar tem resultados. que tipo de resultados? qualitativos e quantitativos.
os resultados qualitativos sentem-se quando, por exemplo, conseguimos chegar à fala com aquela marca ou aquele especialista que há muito seguimos. também consegues assistir a conversas como esta entre um membro da comunidade e a Câmara de Lisboa, em pleno #twitterchatpt:
em termos quantitativos, uma presença constante e consistente permite-nos fazer crescer o número de seguidores e de vezes em que somos mencionados. há-de reflectir-se, igualmente, no número de tweets que fazemos e, por conseguinte, nas impressões e no engajamento.
se temos um objectivo bem definido para marcar na presença, esse objectivo deve traduzir-se em KPI’s que nos permitam analisar e avaliar o percurso do nosso perfil naquela rede social. isto é válido para o twitter, bem como para outra rede social.
eis algumas métricas relevantes no twitter: