o último #twitterchatpt de 2019

o último #twitterchatpt de 2019 foi um momento de celebração e de viagem ao passado. a última pergunta levou-nos a lembrar bons momentos vividos na comunidade twitter, em Portugal. e não, não queremos que o tempo volte para trás: há novos caminhos para desbravar e novas memórias para criar. 

afinal, o que nos levou ao twitter? no meu caso, foi influência do Nuno Markl que partilhou no seu blog, em janeiro de 2009, que ia passar a estar com mais frequência numa rede social nova, o twitter. e lá fui eu ver o que se passava em terras do passarinho Larry. 

depois da edição de 5 de dezembro, o último #twitterchatpt de 2019 foi um momento de celebração e de viagem ao passado. a última pergunta levou-nos a lembrar bons momentos vividos na comunidade twitter, em Portugal. e não, não queremos que o tempo volte para trás: há novos caminhos para desbravar e novas memórias para criar.

 

comecemos pela última pergunta

o Nuno Aguiar manifestou um sentimento comum: uma ‘ssoa anda na rede a “evangelizar” e a “espalhar a palavra” sobre assuntos sérios e depois são tweets como este que se tornam “virais” e chegam aos 20% na taxa de engajamento.

houve outras partilhas curiosas, a propósito da P6: o Pedro Vieira falou de apoio técnico,  o Artur Anjos recordou as suas avataradas épicas. falámos do #twittmedula, da #tempmaddo apoio que o João Pina recebeu no trágico ano em que os incêndios devastaram o país, houve quem partilhasse o momento em que um tal de Barack Obama fez follow na sua conta. e ainda:

 

 

 

razões para ter criado uma conta na rede social twitter

afinal, o que nos levou ao twitter? no meu caso, foi influência do Nuno Markl que partilhou no seu blog, em janeiro de 2009, que ia passar a estar com mais frequência numa rede social nova, o twitter. e lá fui eu ver o que se passava em terras do passarinho Larry.

há quem tenha chegado ao twitter por causa da curiosidade que os estudos proporcionaram. outras ‘ssoas (humanas, claro), denunciaram o poder de persuasão que exerço nas minhas formações, bem como os argumentos do Pedro Rebelo. o facto de ser uma rede de informação e que proporciona o networking também foi motivo para alguns criarem conta, por aqui. em jeito de resumo, eis algumas razões apontadas durante o #twitterchatpt:

  • o networking,
  • a curiosidade de conhecer uma rede “nova”,
  • a necessidade de estar actualizado,
  • o contacto directo com pessoas que, de outra forma, são inacessíveis,
  • a proximidade entre entidades / marcas e as pessoas.

 

e agora, o que te mantém pela rede?

 

a Catarina usa a rede para sensibilizar e partilhar o quotidiano dos cuidadores informais. o João Pina assume que não sabe bem o que procura, mas que tem encontrado pessoas com quem tem estabelecido parcerias e com quem tem vivido bons momentos. a Prova Oral anda por cá para dar uma outra perspectiva sobre um programa de rádio que muitos conhecem. o Adriano assume que o que procura neste rede é:

Uma plataforma para divulgar os meus pensamentos e os meus projectos pessoais. Um espaço para partilhar coisas interessantes com o Mundo. Um local para me entreter e para ter debates interessantes. Uma rede para me manter a par do que se passa no Mundo.

o Lucas, por sua vez, confessa que:

Boa pergunta. Eu acho que busco notícias. A minha timeline bordada de agências e jornalistas me diz isso. Mas, por tabela, acabo encontrando amigos, contatos profissionais e crushs.

uma das regras de ouro para tirar proveito do twitter é definir bem os nossos interesses e pesquisar por eles – é desta forma que encontramos tweets e pessoas (ou marcas) que vamos começar a seguir, com quem podemos interagir e trocar ideias. o John Espirian tem um artigo super detalhado sobre as formas de pesquisa, no twitter, cuja leitura recomendo:

Whether you’re researching blog ideas, looking for work or just trying to find out what’s going on near you, the advanced features of Twitter search will help you find the content you need.

 

vantagens e desvantagens em ter uma presença na rede do passarinho Larry

 

 

a informação actualizada foi outro dos pontos referidos em resposta à P4, bem como os memes do Insónias em Carvão sobre o Benfica. o INEM sublinhou a proximidade e a oportunidade de esclarecimento junto dos cidadãos.

e como nem tudo são rosas, a P5 perguntava pelos pontos negativos. o Bruno Amaral lembrou-nos de uma regra essencial:

 

o resumo do #twitterchatpt 27, que aconteceu no dia 19 de dezembro de 2019, pode ser visitado no Twitter Moments que conta com a minha curadoria. para seguir a conversa e saber quando acontece o próximo, basta seguir a #.

 

para quem não anda pelo twitter, pode sempre  subscrever a minha newsletter, Joana Rita ponto Eu, onde vou começar a partilhar alguns dos momentos do #twitterchatpt, bem como a minha agenda de trabalho: os cafés filosóficos por onde vou andar, as conversas que vou moderar nas #ssoasdacasa ou na Fundação Portuguesa das Comunicações.

haverá um pouco de tudo, com uma regularidade que ainda estou a definir, mas cujo compromisso é evitar o spam e acrescentar um bocadinho de valor ao vosso dia.