Uma crise aos olhos de um Sagitário

E se pudéssemos acordar diariamente com um filtro de optimismo? Os Sagitários acordam todos os dias assim. A viajar entre a realidade e o mundo de imaginação, onde normalmente está tudo bem. Se por um lado é útil em tempos de crise, nos poucos momentos de lucidez, quando os resultados não são os esperados a […]

E se pudéssemos acordar diariamente com um filtro de optimismo?

Os Sagitários acordam todos os dias assim. A viajar entre a realidade e o mundo de imaginação, onde normalmente está tudo bem.

Se por um lado é útil em tempos de crise, nos poucos momentos de lucidez, quando os resultados não são os esperados a desilusão é devastadora. Mas não faz mal. É temporário…

 

Astrologia à parte, serve a introdução para ilustrar aquilo que me parece ser o grande desafio de um líder nos tempos de hoje. Conseguir colocar um filtro de optimismo perante os dados a que vai tendo acesso.

 

Uma crise aos olhos de um Sagitário 2

 

Um empreendedor é por norma alguém atento às oportunidades. Alguém com uma enorme capacidade de conjecturar a valorização futura de uma proposta de valor. Está por isso preparado para enfrentar uma crise. Estar preparado não significa não ter receios e é aqui que o filtro de optimismo entra.

Para ativar este filtro de optimismo necessita de quatro características fundamentais:

  • Autoconfiança
  • Audácia
  • Criatividade
  • Capacidade de inovação

 

O filtro de optimismo vai ser útil para motivar a sua equipa a superar-se, para fazer alterações ao plano, novos produtos, enfim, encontrar soluções.

 

No entanto, é gerador de um comportamento inconsequente. Por isso, é fundamental fomentar o equilíbrio garantindo que:

 

  • Conhece um bom advogado, que pode ajudar a rever os contratos de fornecedores, de clientes, de funcionários.
  • Contratou um bom contabilista, que para além de garantir que todas as suas responsabilidades fiscais são cumpridas e que o avisa frequentemente se está a ganhar ou a perder, ou seja, se está a decidir bem ou não.
  • Dedique algum tempo a descrever e, se possível, calcular os riscos relacionados com o seu negócio. É importante conhecê-los e pensar neles com alguma frequência.

Enfrente a crise com optimismo. Assuma riscos mas controlados.

 

Quem é o Tiago?

Conheci o Tiago na #confTSE, em 2019. Na altura eu estava a fazer live tweeting e ele estava no palco, a partilhar cenas e coisas. Depois, já se sabe: conexão no linkedin e conversa puxa conversa – ei-lo aqui, no blog do website mais cool da internet. O artigo não é sobre astrologia, afinal o Tiago Correia é CEO e co-fundador da And I Wonder, uma marca de calçado personalizado para noivas. Após uma passagem pela banca (eis uma coisa que eu e o Tiago temos em comum!) e apaixonado por nichos de mercado, fundou a And I Wonder, a partir do zero.

 

 

📷 Etienne Girardet on Unsplash

📷 Austin Chan on Unsplash