6 razões para ter uma conta no twitter

quando criei o #twitterchatpt, em dezembro de 2018, assumi que este projecto tinha como objectivo divulgar a rede e as suas potencialidades. em muitas das edições do #twitterchatpt encontram a pergunta: "qual a razão para ter uma conta no twitter?"

ter conta no twitter

neste artigo reúno meia dúzia de razões que argumentam no sentido da criação de conta no twitter. e quem argumenta são os convidados do #twitterchatpt.

quando criei o #twitterchatpt, em dezembro de 2018, assumi que este projecto tinha como objectivo divulgar a rede e as suas potencialidades. em muitas das edições do #twitterchatpt encontram a pergunta: “qual a razão para ter uma conta no twitter?”

ao longo de 39 edições foram várias as razões apontadas para a marca X ou a pessoa Y ter conta no twitter. razões que podem motivar outras pessoas e outras marcas a investir tempo no twitter.

neste artigo reúno meia dúzia de razões que argumentam no sentido da criação de conta no twitter. e quem argumenta são os convidados do #twitterchatpt.

 

conta-no-twitter

 

a proximidade

 

quem diria que o Mestre de Culinária tinha conta no twitter? confesso que foi uma agradável surpresa para mim. foi mais agradável ainda quando o Quim Barreiros aceitou o convite para participar numa das edições do #twitterchatpt que foi marcada pelo seu humor e disponibilidade para responder e interagir com uma legião de fãs que não o abandona.

o que o levou a criar conta no twitter? bom, foi a promessa de passarinhas:

 

sabias que a Marinha Portuguesa tem conta no twitter? só podia, para fazer jus à frase que muitos usam: “siga a marinha”. se quiseres seguir a Marinha só tens mesmo de abrir conta no twitter, carregar no botão de follow. esta instituição está lá precisamente para nos acompanhar:

 

 

a conversa em real time

 

a RTP Play foi convidada da 29.ª edição do #twitterchatpt e no momento da verdade assumiu que a conversa de igual para igual, de forma imediata, era um factor determinante para a decisão de ter conta no twitter:

 

a criação de conteúdos diferenciada

 

a União de Freguesias de Alenquer também tem conta no twitter. descobri esta entidade durante a edição do #twitterchatpt com a Câmara de Lisboa. julgo que foi nesse mesmo dia que os convidei para participar. como devem imaginar, surgiu a pergunta da praxe:

 

 

uma boa escola para a escrita

 

a Elsa Fernandes, copywriter e formadora, sublinha o carácter de aprendizagem da rede social twitter:

já agora, aproveito para recomendar a leitura do artigo da Elsa: Como usar o Twitter para escrever melhores conteúdos.

 

o Cinema São Jorge  – a sala de cinema que inaugurou o #twitterchatpt – não hesita em elogiar os 280 caracteres:

 

 

ajudar [e prestar apoio ao cliente]

 

a Via Verde salienta o ajudar, como razão para ter uma conta no twitter. e leva este propósito até às últimas consequências, tal como se pode ver pela sua actuação na rede e pela conversa que aconteceu na edição #twitterchatpt para a qual foi convidada:

 

conhecer as trends

 

quem não conhece os rebuçados Dr. Bayard? quem não conhece a conta desta marca no instagram? pois bem, sabiam que os rebuçados que são bons para a tosse  também têm conta no twitter? porquê?

(o twitter também é um espaço de oportunidades, pois tive oportunidade de visitar a fábrica da Dr. Bayard em modo live tweeting. foi toda uma viagem ao passado, aos cheiros e sabores da minha infância – e claro que trouxe uma mão cheia de rebuçados comigo!)

 

*

 

em suma: a proximidade, a conversa em real time, a criação diferenciada de conteúdos, o treino de escrita, o apoio (ao cliente) e o conhecimento das trends são apenas seis razões para ter uma conta no twitter.

digo apenas, pois creio que haverá outras. por exemplo, as nudes. ou o Insónias em Carvão. a presença do Wandson Lisboa. #twittersmarter.

o próprio #twitterchatpt será uma boa razão para visitar a rede social e acompanhar as conversas que por lá acontecem. os temas são variados: desde a nutrição, à infodemia, ao jornalismo e tantos outros temas que muitas vezes são sugeridos pelos próprios membros da comunidade.

acresce ainda o facto do twitter ser a rede social perfeita para reclamar:

 

 

vemo-nos no twitter?

 

📷Ravi SharmaUnsplash