web summit: 3 razões e 5 sugestões para o live tweeting

escolham momentos chave das apresentações para fotografar: aquela frase que se vai tornar numa quote, aquela imagem que vale mais do que mil palavras. ouvir é muito importante para discernir aquele momento que vai marcar a conferência daquele orador. o live tweeting exige atenção e escuta. 

uma presença de  live tweeting consistente tem como resultado o reconhecimento por parte da comunidade  como a pessoa que devemos acompanhar ou seguir durante o evento. essa consistência demora tempo e a web summit 2019 pode ser o evento ideal para começarmos a trabalhar nesse sentido.

a presença numa conferência é uma excelente oportunidade para qualquer um de nós se fazer notar através do live tweeting. tal como defendo, o live tweeting permite-nos participar numa conversa maior, ampliar a nossa rede de contactos e acrescentar valor a quem está a seguir a hashtag oficial do evento.

a conferência web summit acontece em Lisboa, de 4 a 7 de novembro de 2019. da lista de oradores constam nomes como Edward Snowden, Guo Ping ou Margrethe Vestager. são esperados 70 000 participantes na FIL e Altice Arena, na próxima semana. com um número de participantes como este, a conversa em torno da hashtag #websummit será imensa. como é que cada um de nós pode ser relevante e acrescentar algo?

 

joanadotwitter-web-summit

3 razões para fazer uso do live tweeting numa conferência como a web summit

o twitter é a rede social ideal para falar do que está a acontecer: seja num programa de televisão, num jogo de futebol ou uma conferência como a web summit. o live tweeting é uma das formas de estar no twitter que melhor casa com os eventos.

além de estarmos a trazer para o espaço da conferências as pessoas que por algum motivo não podem lá estar, fisicamente, estamos a ampliar o conteúdo que lá é partilhado.

uma presença de  live tweeting consistente tem como resultado o reconhecimento por parte da comunidade  como a pessoa que devemos acompanhar ou seguir durante o evento. essa consistência demora tempo e a web summit 2019 pode ser o evento ideal para começarmos a trabalhar nesse sentido. um dos erros comuns por parte dos marketeers portugueses consiste em abandonar a sua conta twitter durante grande parte do ano para a ressuscitar em eventos como este. dessa forma torna-se difícil ter uma presença relevante nesta rede, pois as pessoas vão seguir quem tem uma presença constante, consistente e dedicada à comunidade. mas, tal como disse,  a consistência começa a trabalhar-se agora. mãos à obra.

 

5 sugestões para tornar o live tweeting relevante

adicionar um ponto de vista diferente: o live tweeting ajuda-nos a mostrar o nosso olhar sobre o evento e a contribuir com algo relevante para a comunidade que nos acompanha e para a comunidade que acompanha a hashtag oficial do evento.

fazer o trabalho de casa e estudar o programa, de forma a perceber quais os temas que mais nos interessam ou aqueles nos quais somos mais fortes e que nos vão permitir fazer aquilo que referi atrás: adicionar um ponto e vista diferente.

criar uma lista, no twitter, com os handles dos oradores para acompanhar o que dizem sobre o evento e criar oportunidades de conversa e para nos lembrar que devemos mencionar os oradores quando estamos a mencionar a sua intervenção.

façam RT do conteúdo de outras pessoas: o live tweeting é uma oportunidade de conversa com quem não está na web summit, com a organização do evento e também com os outros utilizadores do twitter que andam por lá.

 

 

escolham momentos chave das apresentações para fotografar: aquela frase que se vai tornar numa quote, aquela imagem que vale mais do que mil palavras. ouvir é muito importante para discernir aquele momento que vai marcar a conferência daquele orador. o live tweeting exige atenção e escuta.

 

e ainda, algumas dicas práticas

a preparação para o live tweeting começa nos equipamentos que nos vão acompanhar nestes dias: é importante garantir que levamos o equipamento com o qual conseguimos ser mais ágeis. no meu caso, é o iPad – além de conseguir tuítar rapidamente, tenho a possibilidade de captar imagens ou vídeos que consigo colocar online rapidamente. levem os carregadores necessários e power bank a 100%.

à partida a internet será estável num evento como este, mas nada como levar uma opção individual de acesso à internet, para não esgotarmos os dados do telemóvel nas primeiras horas.

um evento como esta conferência implica fazer alguns kms, de um lado para o outro. por isso recomendo calçado e roupa confortável, bem como uma mochila com o essencial, para evitar que esteja demasiado pesada. gosto de me fazer acompanhar por uma garrafa de água e algo para comer, para conseguir gerir o tempo e evitar as filas nas zonas de restauração.

 

nos próximos dias acompanhem o live tweeting powered by #JOANADOTWITTER seguindo #websummit e #filadafrente