podcasts: 4 episódios a não perder

em vez de recomendar uma lista de podcasts (que podem encontrar no meu perfil do twitter), resolvi juntar quatro episódios que podem acrescentar valor ao vosso dia. e mais: vou fazer o meu melhor para vos dar boas razões para dedicarem algum tempo a estes episódios. vamos a isso?

nos últimos tempos tenho ouvido alguns podcasts - e tu? este tema já foi alvo de um artigo aqui no blog, da autoria do Rúben Martins - se não tiveste oportunidade de o ler, just do it! um  episódio de um podcast que capta a minha atenção é aquele que traz consigo uma partilha, uma aprendizagem e uma boa conversa.

nos últimos tempos tenho ouvido alguns podcasts – e tu? este tema já foi alvo de um artigo aqui no blog, da autoria do Rúben Martins – se não tiveste oportunidade de o ler, just do it! um  episódio de um podcast que capta a minha atenção é aquele que traz consigo uma partilha, uma aprendizagem e uma boa conversa.

em vez de recomendar uma lista de podcasts (que podem encontrar no meu perfil do twitter), resolvi juntar, num artigo, alguns episódios que podem acrescentar valor ao vosso dia. e mais: vou fazer o meu melhor para vos dar boas razões para dedicarem algum tempo a estes episódios. vamos a isso?

 

conversa_episodio

 

inovação e ética num episódio

Neste episódio, temos uma conversa muito boa em que tentamos perceber porque é importante falar de inovação e ética ao mesmo tempo. Começámos com definições e partimos para os exemplos de inovação tecnológica com ética questionável. Depois partimos para perceber quais são as soluções para este tipo de problemas. Ao que parece, a regulação não é eficaz, essencialmente pela falta de competência dos legisladores em acompanhar a inovação tecnológica.

os convidados do António Lopes, autor do Um sobre Zero,  são o Pedro Rebelo e o Pedro Pinheiro. o tema do episódio 1 interessa-me por si; acresce que a conversa seguiu um caminho que dá pistas para pensar nestas duas temáticas: inovação e ética. no final há ainda lugar a partilha de livros, não fosse o Pedro Rebelo um embaixador da cultura digital.

sem querer “dar spoilers” sobre a conversa, posso adiantar que o tempo investido na sua audição é bem empregue. cada vez mais é urgente que haja pessoas disponíveis para pensar as questões da inovação e da ética, as suas implicações

fala-se muito em tecnologia e diz-se várias vezes “eu acredito que”. até a palavra fé vem à baila. julgo que o kant teria apreciado esta conversa e, aqui que ninguém nos ouve, o nietzsche também.

 

chris messina & social media

Geek Out: conheci este podcast no Twitter: um dos seus autores é o Matt Navarra, um dos meus curadores preferidos nesta rede, no que respeita a social media. quando vi este episódio com o Chris Messina não hesitei em carregar no play. sim, o motivo foi conhecer um pouco melhor a pessoa que criou a #, através do que pensa sobre o estado da arte das redes sociais:

Chris joins Matt Navarra and Martin SFP Bryant to discuss whether social media is at an inflexion point, and where it goes next. We also go in deep on Instagram’s motivations behind launching the rather threadbare new app Threads; whether users will ever be asked to pay for Facebook; how to deal with information overload, and lots more.

neste episódio fala-se de twitter, de instagram, de facebook e também de tiktok.

 

tiktok e social media

mais um episódio do Geek Out, com o Matt Navarra e Martin SFP Bryant, desta vez sobre tiktok. desde que ouvi este episódio comecei a seguir a sua convidada, a Taylor Lorenz e a mergulhar um pouco mais no mundo do tiktok.

em tempos convidei o Dan para falar desta rede, aqui no blog, e fiquei convencida sobre a importância da rede social para certas audiências. não tinha ideia de como esta rede social mudou, por exemplo, o cenário a partir do qual produzimos conteúdos. neste artigo, We’re All in the Bathroom Filming Ourselves, fala-se de como a casa de banho pode ser o espaço ideal para nos filmarmos, para produzirmos conteúdos para uma rede social como o tiktok. já tinhas pensado nisto? 

The bathroom or bathroom mirror plays a key role in many of TikTok biggest memes (linked to abt 10 but there’s more). There are also entire sub genres on TikTok that use the bathroom sink. The home bathroom is most teen and creator’s default place to film

 

(BTW: já criei conta no tiktok e até já ando a fazer uns vídeos por lá. UPS!)

 

uma conversa com Maria Teresa Horta

o podcast A beleza das pequenas coisas já me conquistou com várias conversas com pessoas mais ou menos conhecidas, para mim. neste episódio, o Bernardo Mendonça conversa com Maria Teresa Horta, pessoa que eu pouco conhecia. este episódio é uma revelação, da criadora, da escritora e sobretudo da pessoa humana que é a Maria Teresa Horta. é ouvir e desfrutar:

Maria Teresa Horta ainda acorda de madrugada sobressaltada por uma ideia poética, levanta-se como uma mola e, sem incomodar o marido, escreve quase às escuras “uns hieróglifos” para não deixar a poesia fugir.